Publicado por Emanuelly Estevam - NUPLAN
Foto de: Rafael Mulinari/Comércio da Franca
Às vezes pela correria cotidiana passamos pelos semáforos e não nos atentamos se seu funcionamento está correto, ou talvez nunca paramos para pensar como funciona sua programação. Comumente, há três sistemas para programações semafóricas, sendo eles progressivo, simultâneo e o alternado. Quando a distância é inferior a 400 metros a sincronização dos semáforos é obrigatória, e para distâncias entre 400 e 600 metros é recomendável a sincronia. Por exemplo, no sistema progressivo para vias simples de mão única, quando o primeiro semáforo está verde, se o motorista conduzir na velocidade permitida da vida, a chance de encontrar o outro sinal também verde é grande, visto que a programação é para que cada semáforo "abra" após os segundos considerados necessários para percorrer a distância entre um e outro.
Toda esta programação e escolha do sistema adequado se dá de acordo com a análise do tráfego da área e das medidas propostas para melhorar o fluxo de automóveis. Em Franca, mais precisamente no pontilhão da Vila São Sebastião, por vezes quando se está na alça de acesso da rodovia Cândido Portinari para entrada no bairro ou para o Centro e o semáforo "abre", os motoristas que vem sentido Centro-bairro ainda estão passando, pois o semáforo para eles ainda não está no vermelho. Isto acontece, pois houve uma alteração na programação semafórica da região em junho de 2017.
Foram feitos testes para analisar o trânsito da área, e foram tomadas algumas medidas, como proibir conversões e a instalação de semáforos inteligentes. A tecnologia da última medida faz com que o trânsito da avenida Francisco Marques pare quando há carros nas alças de acesso, assim o trânsito flui melhor e a proposta é haver menos congestionamento. A ideia é totalmente plausível devido grande fluxo existente, todavia os semáforos não tem respondido com tanta sintonia, o que pode causar acidentes e estresse por parte dos motoristas.
Sobretudo, devemos esperar que as propostas sejam efetivas e que haja alinhamento em todo sistema, para que tecnicamente os semáforos fluam sincronizados. Quanto aos motoristas, é sempre bom redobrar a atenção, para em caso de falhas na programação, não seja necessário contar com a sorte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário