![]() |
Fonte: http://portal.franca.sp.gov.br. |
Para nós, membros do Laboratório de Urbanismo, é de grande necessidade o acesso a arquivos e documentos históricos da cidade de Franca, bem como por parte de pesquisadores da área ou até mesmo para a população curiosa e interessada em obter mais informações. O que pouca gente sabe é que esse material é de fácil acesso e está disponível para todos que tiverem interesse em procurar.
O nosso município conta com um Arquivo Histórico, que existe há quase 20 anos, e disponibiliza a toda a população um vasto acervo contendo desde registros de sepultamento e livros cartoriais, a pesquisas, monografias e bibliografias sobre a história da cidade de Franca, além de uma hemeroteca que arquiva jornais e periódicos datados desde o século XIX até os mais atuais. Para quem se interessa pelo estudo urbanístico, há também plantas urbanas do município de vários períodos do processo de desenvolvimento e histórico de Franca. Em uma visita realizada no Arquivo, descobriu-se até mesmo a existência de livros relatando e detalhando a história de criação e desenvolvimento dos bairros mais antigos, além de uma pesquisa de 1986 por parte de um estudante do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unifran sobre a história dos bairros existentes daquela época.
Aparentemente, em uma cidade de menor porte como a nossa, parece difícil encontrar esse tipo de material, mas o Arquivo conta com profissionais capacitados e aptos a ajudar na pesquisa de qualquer um que tenha interesse em visitar. As duas atendentes presentes durante nossa visita mostraram-se preparadas em localizar com rapidez e eficiência os documentos que procurávamos. Qualquer um pode visitar o acervo em qualquer momento dentro do horário de funcionamento do estabelecimento. Além disso, disponibiliza de um local para estudos e pesquisas, uma grande mesa retangular em frente ao balcão onde os funcionários se mostraram simpáticos e dispostos a ajudar. Portanto, é possível fazer uso do material no local, mas, diferente da Biblioteca Municipal, que se encontra no mesmo prédio, não há a possibilidade de empréstimo. Para isso, segundo o site da Prefeitura, que conta com um espaço exclusivo destinado ao Arquivo Histórico, existe um Scanner disponível para digitalização dos materiais, mas, na visita realizada, esse equipamento não foi mencionado nem disponibilizado.
Esse material é de extrema importância para nós, estudantes e pesquisadores da área, mas é também de interesse e responsabilidade de toda a população se informar e descobrir sobre o nosso meio urbano, já que não se trata apenas de um local de permanência, mas também de atuação política e social, cabendo não só aos cargos públicos o interesse de atuação e manutenção deste meio, mas de todos nós que usufruímos dele e temos a responsabilidade de vigiar, zelar e agir reivindicando e fazendo a manutenção deste. Para um entendimento das nossas cidades e da maneira como elas operam, para que possamos realizar tais reivindicações, uma importante parte desse processo se trata do conhecimento e estudo do histórico de criação e desenvolvimento deste meio, visto que cada cidade se comporta de uma maneira devido sua bagagem histórica. A cidade é um órgão que vive, é nosso patrimônio e cabe a nós, primeiramente, entender e fazer com que atenda a nossas necessidades.
O Arquivo Histórico Municipal Capitão Hipólito Antônio Pinheiro está locado no Colégio Champagnat, que é um local de fácil acesso e conhecimento de toda a população francana. O colégio está localizado na Avenida Champagnat, 1882, no Centro. O horário de funcionamento é de: segunda a sexta, das 8:00 às 19:00 horas. O contato pode ser feito pelos telefones: (16) 3711-9207 e (16) 3711-9215 ou pelo e-mail arquivohistorico@franca.sp.gov.br. Vale a visita ao local, para o entendimento do rico histórico de criação de nossa cidade, ou então para conhecer o Colégio, que é um marco importante do memorial francano e, além disso, conta com vários outros órgãos, também disponíveis para visita, como a Biblioteca Municipal e o Observatório Municipal de Astronomia. Se visitar o local, pode até ganhar um café fresquinho e gostoso oferecido por eles, típico da nossa querida capital do café. Para mais informações acesse http://portal.franca.sp.gov.br/portal/educacao/canais/arquivo-historico.html.
Nenhum comentário:
Postar um comentário